
Nos dias 24 e 25 de novembro associados da AMBr e membros da Academia de Medicina se reuniram na Associação Médica de Brasília para a última edição do Programa de Educação Continuada de 2023. Com o tema “Medicina e a vida: a ética dessa relação”, o evento, que superou as expectativas dos participantes e foi muito elogiado pela riqueza dos temas propostos, trouxe análises e ponderações importantes e de diferentes olhares relacionados à medicina, religião, direito, psicologia e bioética.
No primeiro dia, a visão contemporânea da existência humana foi levantada pelo monge Ademar Kyotoshi Sato. Em seguida, o pastor Alcides Martins Junior e o padre Eduardo Peters, falaram sobre a visão cristã. A psicóloga Carla Fragomeni apresentou pontos relacionados ao mundo contemporâneo e as percepções humanas em seus aspectos psicológicos.
No segundo dia, o Subprocurador Geral da República e professor, Humberto Jacques de Medeiros, iniciou as apresentações com o tema: “Aspectos problemáticos da judicialização da medicina”. Para ele, “medicina e justiça não devem ser confundidas”, apesar das inúmeras semelhanças.
Ao fim da apresentação, Dr Nasser Sarkis Simão, diretor científico e de ensino médico continuado, e Dr Eduardo Vasconcelos, diretor de editoração científica da AMBr, mostraram aos convidados dois casos reais e complexos para uma avaliação minuciosa dos participantes e sua diferentes visões. “Peço que todos voltem para casa e reflitam sobre tudo o que foi dito aqui. Um encontro rico, repleto de reflexões importantes e de uma riqueza sem tamanho. Muito obrigado a todos”, finalizou Dr Nasser Sarkis.



